As bases de dados reunidas e utilizadas para a produção de indicadores no Sistema de Informações Geográficas da Agricultura Familiar da Paraíba se relacionam com o esforço de se estruturar um sistema que possibilite o diálogo entre um conjunto amplo de informações que subsidiem a ação de gestores públicos e atores sociais vinculados às discussões sobre as políticas voltadas para o segmento da Agricultura Familiar no estado. O conhecimento dessas bases, com um aprofundamento analítico sobre suas condições de consistência estatística e suas potencialidades de uso, permite a realização de pesquisas e estudos que aprofundem o conhecimento sobre as condições de desenvolvimento e dos principais desafios da Agricultura Familiar na Paraíba.
A seguir serão apresentadas as informações sobre as bases de dados utilizadas na elaboração desses indicadores:
A RAIS é um Registro Administrativo, de periodicidade anual. Criada em 1975 com o objetivo suprir necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social, além de ser um instrumento indispensável à administração pública para a aplicação e cumprimento de normas legais, ao longo dos últimos anos a RAIS tem se tornado fundamental como meio para o entendimento do mercado de trabalho formal brasileiro. A RAIS é, na prática, um censo anual com o qual se pode aprofundar o conhecimento sobre as principais características de assalariados celetistas e estatutários no país. Além disso, através dela se podem inferir alguns aspectos da dinâmica econômica no nível local, até o município. Entretanto, seu uso como ferramenta estatística exige alguns cuidados, buscando levar ao maior rigor possível nas análises feitas a partir de sua observação.
Fonte: Secretaria de Trabalho/Ministério da Economia – ST/ME
Ano-Base: 2011-2020
O IBGE em parceria com órgãos estaduais de estatística divulga as estimativas do Produto Interno Bruto – PIB dos municípios. Na divulgação, são apresentados a preços correntes os valores adicionados brutos dos setores da Indústria, Agropecuária e Serviços, além dos impostos, líquidos de subsídios. Também é apresentado o valor do PIB e do PIB per capita. O valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, embora inserido no setor de Serviços, é divulgado em separado, tendo em conta a importância dessa informação no âmbito dos municípios.
Fonte: Instituto brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE.
Ano-Base: 2011-2019
O Censo Demográfico revela as principais características demográficas e socioeconômicas da população brasileira nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas.
Fonte: Instituto brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE
Ano-Base: 2010
Levantamento anual de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INPE
Ano-Base: 2010 – 2020
O censo da educação superior é de âmbito nacional e periodicidade anual. Foi criado com a finalidade de produzir informações sobre a educação superior no Brasil. A coleta tem por objetivo principal oferecer aos dirigentes das instituições, aos gestores das políticas educacionais, aos pesquisadores e à sociedade em geral, informações detalhadas sobre a situação atual e as grandes tendências do setor.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INPE
Ano-Base: 2010 – 2019